amigos

Empresário da Imagem

Natural da cidade dos arcebispos, em 1959 e com apenas um ano de idade, muda-se com a família para Arcos de Valdevez onde em 1955 tinham inaugurado um negócio que estaria na origem da sua paixão pela fotografia: A Fotobeleza

A fotografia de eventos foi a precursora e a sua escola ao longo de 48 anos de atividade mas o seu trajeto teve uma amplitude criativa que passa pela fotografia de produto, natureza e paisagem e mais recentemente à fotografia de autor. No seus tempos livres dedica-se à fotografia de viagens e de desporto, acompanhando uma modalidade em particular com enorme satisfação: o Rugby.

 

 

Vlogger - produtor musical

Daniel Poças, nascido no Porto a 7 de Janeiro de 1981. Produtor musical autodidata e Marketeer de formação com paixão pelo digital e pela tecnologia em busca constante da next big thing.

O vídeo e a fotografia são um interesse recente mas muito presentes hoje em dia, com especial enfoque no vlog.

Co-vencedor dos prémios de melhor vlogger de viagens do ano pelo youfest awards em 2018 e melhor video de viagens e lifestyle nos prémios Momondo open world awards em 2019.

LOCUTOR DE RÁDIO

Diogo Beja nasceu em Lisboa em 1979. Com 7 anos queria ser o Duarte & Companhia. Com 13 queria ser o Michale Jordan. E aos queria fazer que eu faz hoje, não sonhando com com metade da viagem que acabaria por fazer. 

Locutor da Rádio Comercial, apresentador esporádico de televisão e eterno candidato a YouTuber. 

FOTÓGRAFO

Alfredo Matos, nasce em Lisboa em 3 de Novembro de 1962, frequenta a AR.CO no curso de Fotografia. Como freelancer colabora com várias revistas, dedicando mais do seu tempo à Crescer. Foi  formador no CENJOR. Após um hiato de alguns anos regressa e  dedica-se à fotografia de cena, concertos e  eventos ao vivo.

 

FOTÓGRAFO

O seu interesse pela fotografia nasceu muito cedo por influência do Pai, art director, ilustrador e fotógrafo no departamento editorial e na galeria de arte do Diário Notícias.

Começou a fotografar e cria o seu laboratório fotográfico em casa.

Ao longo dos últimos 20 anos partilha os seus conhecimentos em workshops de iluminação, estúdio, pessoas, enquadramento e pós-produção de imagem.
Praticante de esgrima, a modalidade desportiva de sempre, mantém essa paixão sendo vice presidente da Federação Portuguesa de Esgrima desde 2006.

 

fotojornalista

Luiz Carvalho nasceu em Lisboa a 13 de Setembro de 1954. Estudou no Liceu PadreAntónio Vieira, cursou Arquitectura, que concluíu em 1979, chegando a exercer durante10 anos e fixou-se na fotografia.

Publicou as suas primeiras fotografias em 1972 no semanário “Observador”.

Fotojornalista desde o final dos anos 70, fotografou para “O Primeiro de Janeiro”, “Tal &Qual” e “Grande Reportagem”, e durante cerca de duas décadas trabalhou no “Expresso”,onde também foi editor multimédia e editor de fotografia.

 

empresário da imagem

Jaime Manuel da Cunha Guimarães Machado, nasceu a 11 de Dezembro de 1958 e é natural da cidade de Guimarães, onde cresceu e estudou sob a influência de uma família ligada ao mundo da fotografia que marca três gerações e cujo pioneiro foi o seu avô.

Conhecido e reconhecido principalmente pelo seu trabalho nas áreas de fotografia empresarial e social, Jaime Machado é hoje um empresário de sucesso do mundo da imagem. A empresa que dirige  e é proprietário, a Manuel Alves Machado e Filho Lda com 90 anos de existência, tem hoje três marcas distintas para diferentes áreas de negócio. A Foto Beleza (loja de fotografia), a Jaime Machado Fotografia, que se dedica á fotografia profissional para clientes Institucionais, e a Imagem Curiosa, que  complementa a anterior,  no Video Profissional. 

 

dicas de fotografia do pedro

Pedro Canto Brum, nascido em Lisboa, em 1955, desde muito cedo se dedicou a fazer o que mais gosta. Fotografar. As suas raízes açorianas levam-no para os Açores sempre que pode, porque é lá que se sente em casa.
Actualmente vive em São Miguel, Açores, a sua origem, 
onde se dedica a fotografar livremente e a produzir “Workshops” e passeios fotográficos, a par da gestão da “Casa da Cidade”, residência da família por ele recuperada, na qual faz turismo de habitação.

fotógrafo publicitário

Joaquim Justo, nasceu em Lisboa em 1959, e herdou a  carreira do seu pai, também fotógrafo publicitário e de arqueologia.

Começou a fotografar profissionalmente aos 18 anos, tendo como primeiro cliente a conhecida fábrica de móveis, FOC ( Fábrica Osório de Castro).

Dedica-se hoje em dia á fotografia publicitária e de produto, tendo-se especializado na relojoaria, quando em 1998 começou a trabalhar para a Boutique dos Relógios.

 

fotógrafo

JOSÉ MANUEL COSTA ALVES nasceu em 1950 em Lisboa, onde vive e trabalha.

Interessado pela fotografia desde cedo, teve a sua primeira máquina fotográfica aos 5 anos de idade.

Estudou Arquitectura na ESBAL/FAUP e desenvolve a sua actividade de fotógrafo profissional há mais de 50 anos. Tem trabalhado de um modo muito “eclético”… Arquitectura, Indústria, Publicidade, Turismo, Moda, Património, Arte, Cultura…

a fotografia mais do que um hobby, uma terapia

Cristina Simões, nascida em Moçambique em 1967, cedo começou a fotografar, influenciada pelo pai, irmã e amigos.

Fotografar é mais do que um hobby, sendo a melhor terapia para os problemas do dia a dia. 

Recentemente efectou um workshop de fotografia, e espera que, logo que seja possível, continuar a sua aprendizagem, a fim de obter melhores resultados. 

Vloger de Viagens e Lifestyle

Olívia Ortiz, nascida a 13 de Fevereiro de 1987 em Paris, França, veio para Portugal com 5 anos de idade. Criativa, comunicativa, dedicada e determinada. Background académico em Fisioterapia, com experiência e um percurso profissional como apresentadora de televisão e atriz.

Empresária, criadora e gestora do canal de Youtube e outras plataformas digitais em nome pessoal, vencedora do prémio Vlogger de Viagens do ano youfest Awards 2018 e Melhor vídeo Momondo Open World Awards 2019. Vlogger de Viagens e Lifestyle.

Fotografia de autor

Roberto Santandreu Nascido em Milão, em 1948, de nacionalidade chilena, desde o início da sua juventude manifestou interesse pelas artes da fotografia. Trabalhou como assistente do fotógrafo chileno Tito Vásquez. Em 1973, deixou o seu país, trabalhou em Oslo e em Londres. Em 1975, fixa a sua residência em Lisboa onde cria o seu próprio estúdio de fotografia. Expõe regularmente o seu trabalho de autor.

fotografia publicitária

Cacalo é fotógrafo publicitário brasileiro de São Paulo, formado em Desenho Técnico de Comunicação pelo IAD e em Artes Plásticas pelo FAAP. Com o tempo direcionou especializou-se na fotografia de automóveis , setor onde se tornou referencia de mercado. Durante os 5 anos que viveu em Lisboa ( 1990-1995), fotografou para a Renault, Honda, VW, Citroen, e alguns trabalhos para Itália ( Fiat). Trabalhou também na área de fotografia de alimentos e still life .

a fotografia de casamentos

Hélder Couto leva mais de 18 anos no mercado da fotografia, atendendo com satisfação a crescente e exigente demanda do segmento de casamentos. 
Para seguir mantendo seu prestígio na área, a empresa tem se renovado, adaptado e inovado, tanto em infraestrutura, quanto em mão de obra e equipamentos, fornecendo o que há de melhor e mais moderno com o requinte e sofisticação de sempre. 
” A Fotografia de Casamento é o que mais me estimula, porque todos os trabalhos são diferentes e únicos”

 

fotógrafo profissional de Natureza

João Cosme é Fotógrafo profissional de Natureza. As suas imagens são publicadas em revistas nacionais e internacionais como, BBC Wildlife, National Geographic Magazine-Portugal, Visão, Noticias Magazine, entre muitas outras. É autor e co-autor de diversos livros e guias,onde se destacam “Rios de Vida” e ” Natureza Íntima”” No Trilhodo Lobo” e o sua mais recente publicação,” Rios de Montanha,nos dominios do Melro d’água”. O seu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente, em diversos concursos de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem, onde tem sido premiado nomeadamente no ASFERICO- International Nature Photography Competion-Italia, e GLANZLICHTER- Internationaler Naturfoto-Wettbewerb – Alemanha, Nature Wards-Terre sauvage,França. Atualmente faz parte da equipa do projeto internacional Naturephotoblog.Colaborou com um dos mais conceituados realizadores de documentarios de natureza, Joaquin Gutierrez Acha e a Produtora Wanda natura, no filme ” Dehesa” que estreia em breve. É o representante em Portugal na fotografia de natureza e vida selvagem, no âmbito do programa embaixador da SIGMA.

na divulgação do património do algarve

Hélio Ramos nasceu a 24 De Dezembro de 1954, em Olhão. Dedica-se fotografia desde 1973, tendo iniciado a sua carreira profissional em 1981. O seu trabalho desenvolve-se, sobretudo em três áreas distintas: turismo, património e recolha de imagens do Algarve. No turismo, tem prestado serviços praticamente a todos os principais empreendimentos turísticos e unidades hoteleiras do Algarve, destacando-se a colaboração no livro Sinfonia de Sabores da autoria do Chef Peter Kienzte, do Hotel Vita Vita Parc.

A melhor câmara é a que temos à mão

Nascido em Moçambique, Vila Pery, em 1951, fez o curso geral dos liceus em Quelimane, tendo iniciado o seu curso de Medicina Veterinaria na antiga cidade de Lourenço Marques. Em 1975 veio para Portugal completar a sua licenciatura. Trabalhou no IP de Vila Real como assistente e professor contratado e na Africa do Sul como medico veterinário. Voltou a Portugal em 1986 para exercer clínica e cirurgia de pequenos animais. A Fotografia e os desportos náuticos, são dois dos seus hobbies preferidos. Faz essencialmente fotografia a preto e branco (medio e grande formato) nos seus tempos livres. No dia a dia, nos passeios da cadela e na ida e volta do trabalho anda sempre com uma pequena câmara digital. A melhor câmara é a que temos à mão.

A centenária nobre impressão em platina

Nascido em Lisboa em 1962, cedo se interessou pela fotografia, trabalhando intensamente durante vários anos em impressão P/B (Gelatina/Prata) . Na segunda metade da década de 80, montou um estúdio de fotografia profissional em Aveiro, onde dedicou 15 anos da sua vida como fotógrafo comercial. Paradoxalmente, a paixão que o levou a enveredar por essa atividade, foi a mesma razão que o levou a abandoná-la. Desde 1998 dedicou-se a explorar um processo histórico de impressão fotográfica inventado no Séc XIX, denominado vulgarmente por Platinotipia (Platinium/Palladium), sendo hoje o único em Portugal a exercer esta atividade de forma profissional.

Sons, cheiros e luz do Continente Africano

Nascido em Quelimane, Moçambique, Médico Veterinário de profissão e paixão. Cedo, na adoslescência, descobriu a fotografia como fonte de relaxamento e evasão, começando por fotografar com uma Rangefinder Pax e revelando os seus trabalhos no laboratório preto e branco lá de casa. Só muito tarde e por teimosia se converteu ao digital. Gostaria de ter mais tempo para se dedicar á fotografia, mas a exigência da profissão não lho permite. Felizmente, tem a felicidade de se poder abstrair durante 3-4 semanas por ano e ir “à terra” fazer aquilo que lhe dá mais prazer: Fotografar e absorver os sons, os cheiros e a luz do Continente Africano.

De Fotógrafo a Enólogo

Nascido em Guimarães em 1956, emigrou para o Canadá em 1972 onde começou segundo ele “a brincar com a fotografia”. Em 1985 regressa a Portugal para abrir um bar no Porto, o Aniki Bobo. Uns anos depois em 1989, resolve mudar de rumo e abraçar a fotografia como profissão. O contacto que durante anos o Pedro tem mantido com produtores de vinho da zona Norte do País, torno-o inevitavelmente num grande apreciador e conhecedor. Tanto assim que em 2019, se lançou numa nova aventura como enólogo, tendo criado um vinho verde (prestes a ser engarrafado para um mercado restrito) que ele denominou “104”. Trata-se de um vinho verde branco de qualidade, produzido com uvas de vinhas velhas, com mais de 50 anos, de Atei, Mondim de Basto. A marca “104” segundo me explicou será uma recordação de infanção, pois seria esse o número da porta da sua casa onde nasceu em Guimarães. 

Consultor, Escritor, Fotógrafo

John Swainston começou a ser fotógrafo numa fase mais adiantada da sua vida. Emigrou para Austrália do Reino Unido em 1979, onde vive desde essa altura. Durante grande parte da sua vida trabalhou com grandes fotógrafos Australianos, como distribuidor e fabricante de produtos fotográficos. Quando, no inicio de Abril, a pandemia Covid-19 causou um LockDown, nível 3 na Austrália, o John teve a ideia e determinação de documentar em imagens a cidade de Sidney á noite- como o lockdown mudou o carácter dos espaços públicos, estradas e passeios, locais que em situações normais estariam apinhados de trabalhadores, turistas, amigos a jantar fora, ou ir ao cinema. 

You cannot copy content of this page