UM FLORETE E UMA CÂMARA

CLAUSO NEVES

O seu interesse pela fotografia nasceu muito cedo por influência do Pai, art director, ilustrador e fotógrafo no departamento editorial e na galeria de arte do Diário Notícias.
Começou a fotografar e cria o seu laboratório fotográfico em casa.
Em 1977 ingressa nos quadros da RTP onde se especializa em cinema e fotografia através de cursos promovidos pelo Centro de Formação da empresa e na Agfa Gevaert na Bélgica.
Em 1984 forma o seu primeiro Estúdio de Fotografia, o Estúdio Cidade que se especializa em vários tipos de fotografia na área da publicidade, moda, produtos, editorial, alimentação, entre outras.
Cria também a “Galeria de arte Estúdio Cidade”.

O Mais tarde funda o Estúdio Slides e Bites onde trabalha atualmente especializando-se em pós produção fotográfica digital em 1995 na Dicomed, em Barcelona.
Foi pioneiro na manipulação e pós produção de imagem executando trabalhos para as maiores empresas Portuguesas e Estrangeiras.
Participa em várias exposições coletivas e individuais de fotografia em vários locais de Portugal.
Como todas as fotografias têm uma história, hoje apresentamos alguns dos seus trabalhos, desde criação de cenários e ambientes no âmbito publicitário como a criação de imagens que vão para além da realidade. 

Ao longo dos últimos 20 anos partilha os seus conhecimentos em workshops de iluminação, estúdio, pessoas, enquadramento e pós-produção de imagem.

Praticante de esgrima, a modalidade desportiva de sempre, mantém essa paixão sendo vice presidente da Federação Portuguesa de Esgrima desde 2006.

Todas as fotografias têm uma história.
Podemos contá-la ou não. Talvez seja melhor chamar-lhes imagens.
Hoje aquilo que vemos está cada vez mais para além da realidade. A fotografia já não é apenas a interpretação ou a visão diferente do fotógrafo.
Neste caso e ideia era criar algo diferente de um cartaz tradicional, algo como…a guerra dos tronos.

Em muitas situações é necessário construir cenários. Neste caso trataram-se de sanitários. Estes, pela sua especificidade, exigem estruturas pesadas e dispendiosas levando a orçamentos muito elevados inviabilizando o trabalho. Com recurso á pôs-produção digital foi possível criar os ambientes pretendido pelo cliente.

You cannot copy content of this page