Três gerações na fotografia em Guimarães

Jaime Machado

Tenho um grande orgulho de apresentar esta semana o  grande amigo Jaime Machado, fotógrafo e empresário da nossa cidade berço, Guimarães.

O Jaime, representa a terceira geração de uma família ligada ao mundo da fotografia.

 A empresa Manuel Alves Machado e Filho, Lda, mais conhecida então com a Foto Beleza de Guimarães, foi criada em Abril de 1929, pelo Sr. Manuel Alves Machado, avô do Jaime. Comemorou o ano passado os 90 anos de existência, o que é notório, numa empresa neste ramo de atividade.

Para mim, esta família tem na minha carreira, e no meu coração um lugar muito especial, pois tive o privilégio de ao longo dos 35 anos que trabalho em Portugal, e em empresas distintas, ter como clientes as três gerações da família Machado. 

O Sr. Manuel Machado, recordo vivamente de o conhecer na antiga empresa Profoto, na Rua de Santa Justa em Lisboa, onde todos os anos por altura do Natal, tinha como hábito visitar pessoalmente esta loja na baixa, para oferecer aos funcionários da mesma, uma bilhete da lotaria de Natal, como agradecimento pelo bom serviço que este fornecedor dava á sua própria empresa em Guimarães.

Com o andar dos anos, conheci e lidei muito com o Sr. Fernando Machado, a segunda geração, na altura a pessoa que estava já á frente dos destinos da Foto Beleza. Com ele tratava de muitos negócios de venda de equipamentos diversos, desde as famosas Hasselblad (a máquina fotográfica, que um verdadeiro profissional tinha que possuir), aos sistemas de iluminação, laboratório, produtos para a venda na loja, etc.  

Da terceira geração da família Machado, ganhei dois amigos, o Jaime, que é o nosso convidado de hoje, e o Francisco, a quem tenho privilégio e a honra de fornecer a grande maioria do equipamento do seu estúdio de Fotografia Publicitária, também em Guimarães.

O Jaime, como filho mais velho, acabou por ficar à frente dos destinos da Manuel Alves Machado e Filho Lda, e ao longo dos últimos anos, tem renovado e inovado o negócio do seu avô e do seu pai.

Manteve a loja Foto Beleza, uma loja de rua de comércio tradicional, que é um ícone da cidade, tendo ainda criado dentro da empresa mais duas marcas para fazer frente ao exigente mercado de imagem atual: a Jaime Machado Fotografia, que se dedica ao mercado Institucional; fotografia de eventos, espaços empresariais, hotéis, centros comerciais; e a Imagem Curiosa, que complementa a anterior, na área do Vídeo Profissional.

As imagens que o Jaime nos enviou e que publicamos hoje nos #amigoscomercialfoto falam por si, no que toca à qualidade e beleza, deixariam decerto orgulhosos o seu avô Manuel e o seu pai Fernando.

Com humildade, dedico este texto à memória do Sr.Fernando Machado, pai do Jaime, falecido em Maio deste ano.     

João Carlos Pinto

You cannot copy content of this page