Lisboa - a minha cidade

josé manuel costa alves

Esta semana, o meu grande amigo, José Manuel  Costa Alves, faz parte de um círculo de fotógrafos profissionais, que formaram a primeira carteira de clientes, quando resolvi continuar a minha carreira em Portugal a partir de 1986. Ao longo dos anos aprendi imenso com todos eles, e tive a felicidade de reter muitos deles como amigos, até aos dias de hoje. O José Manuel, junta-se assim, aqui nos #amigoscomercialfoto a Pedro Brum, Cacalo, Roberto Santandreu, Hélio Ramos, Pedro Lobo e Manuel Gomes Teixeira, todos eles parte desse mesmo círculo. Muitos mais serão aqui apresentados nos próximos tempos.

 

Conheci-o, quando ele estava já, no seu estúdio e laboratório no Paço do Lumiar. Sempre simpático, e cordial, aturou infindáveis demonstrações minhas de equipamentos de todos os géneros, mesmo quando muitas vezes, não precisava nem estava interessado na sua aquisição. Claro que tenho que referir, que muitos dos equipamentos que apresentei, acabaram mesmo por fazer parte da sua caixa de ferramentas de fotógrafo. Naqueles tempos a necessidade e complexidade dos equipamentos necessários para quem tinha um estúdio profissional de fotografia, eram diferentes, sobretudo para alguém com uma vasta amplitude de áreas de trabalho.

 

O José Manuel Costa Alves, apresenta-nos hoje imagens de Lisboa, a sua cidade :

 

  • Lisboa 2003 – Imagens panorâmicas de cerca de 180º publicadas em livro (Lisboa) e expostas no Museu da Cidade de Lisboa.
  • Lisboa 2016 – Imagens sequenciais da zona ribeirinha, vista do Estuário do Tejo, desde Pedrouços até ao Rio Trancão (selecção de mais de 200 imagens) publicadas em livro (Lisboa W-E) e expostas no Museu da Cidade de Lisboa.
  • Lisboa 2019 – Imagens a preto e branco de património recuperável ou a recuperar expostas na PG.
You cannot copy content of this page